O que aprendemos com a prática e com a 
racionalização é algo dinâmico, que cria links com o que foi aprendido 
anteriormente e servirá de âncora para o que virá depois. Por outro lado, o que 
simplesmente decoramos é um bloco estático que ocupa espaço mas não serve para 
mais nada, além de seu fim específico.
Decoramos a tabuada para aprender a 
multiplicar, decoramos fórmulas para simplificar nossa vida e não termos que 
racionalizar a todo instante em que precisarmos da informação, e a utilizamos de 
forma completa, sem variações.
Mas vejamos como isso funciona na 
prática, para entender quando é importante decorar e quando temos que 
racionalizar.
Vamos supor que você gostou de uma 
música, buscou a letra na internet, pensou sobre ela, admirou sua beleza, 
pesquisou num dicionário as palavras que não entendeu. Depois disso cantou-a 
dezenas de vezes junto com o áudio, emocionou-se com ela. Você finalmente 
aprendeu a música.
Ao mesmo tempo na escola você teve que 
decorar o hino nacional. Qual a diferença dos dois 
aprendizados?
Se eu disser a palavra “fúlgido”, que 
provavelmente você decorou no hino sem saber o que significa, ela lhe parecerá 
vagamente familiar sem que você se lembre exatamente onde a ouviu; provavelmente 
não saberá usá-la em frases ou entender seu significado se ela aparecer em outro 
contexto, ao passo que será capaz de usar uma frase da música que aprendeu como 
citação ou exemplo, dentro de um contexto diferente.
Se eu disser uma única palavra contida 
na canção você será capaz de lembrar da canção inteira, ao passo que só será 
capaz de cantar o hino desde o começo, após os acordes 
iniciais.
Se você estiver cantando o hino 
nacional e esquecer uma palavra será incapaz de seguir cantando-o, mas se pular 
uma palavra na canção que aprendeu você será capaz até de substituí-la por outra 
de igual significado ou que rime com ela.
O que eu quero dizer é que decoramos 
um “bloco” e fica muito difícil usar uma parte daquilo, porque não o aprendemos 
realmente.
Quando ensino o alfabeto em inglês 
evito fazer com quem meus alunos decorem a canção “ABC”, porque quando vão 
soletrar, a cada letra têm que cantar a música até chegar na letra que têm que 
dizer. Quem aprende com a prática consegue dizer cada letra sem ter que começar 
desde o início do alfabeto.
Se, ao invés disso, depois que tiverem 
aprendido o alfabeto eles aprenderem a música ABC, aprenderão com muito mais 
facilidade (usando como link o aprendizado anterior) e aprenderão a música de 
verdade porque já sabem a ordem do alfabeto e o som das 
letras.
Decorar só é válido para informação 
que será usada em bloco, sempre da mesma maneira. Informação que contém partes 
que podem ser úteis em outro contexto deve ser racionalizadas e aprendidas com a 
prática, esqueça o “decoreba”.
Zailda  Coirano

 
Nenhum comentário:
Postar um comentário