domingo, 4 de novembro de 2012

Decorar é aprender?


O que aprendemos com a prática e com a racionalização é algo dinâmico, que cria links com o que foi aprendido anteriormente e servirá de âncora para o que virá depois. Por outro lado, o que simplesmente decoramos é um bloco estático que ocupa espaço mas não serve para mais nada, além de seu fim específico.



Decoramos a tabuada para aprender a multiplicar, decoramos fórmulas para simplificar nossa vida e não termos que racionalizar a todo instante em que precisarmos da informação, e a utilizamos de forma completa, sem variações.



Mas vejamos como isso funciona na prática, para entender quando é importante decorar e quando temos que racionalizar.



Vamos supor que você gostou de uma música, buscou a letra na internet, pensou sobre ela, admirou sua beleza, pesquisou num dicionário as palavras que não entendeu. Depois disso cantou-a dezenas de vezes junto com o áudio, emocionou-se com ela. Você finalmente aprendeu a música.



Ao mesmo tempo na escola você teve que decorar o hino nacional. Qual a diferença dos dois aprendizados?



Se eu disser a palavra “fúlgido”, que provavelmente você decorou no hino sem saber o que significa, ela lhe parecerá vagamente familiar sem que você se lembre exatamente onde a ouviu; provavelmente não saberá usá-la em frases ou entender seu significado se ela aparecer em outro contexto, ao passo que será capaz de usar uma frase da música que aprendeu como citação ou exemplo, dentro de um contexto diferente.



Se eu disser uma única palavra contida na canção você será capaz de lembrar da canção inteira, ao passo que só será capaz de cantar o hino desde o começo, após os acordes iniciais.



Se você estiver cantando o hino nacional e esquecer uma palavra será incapaz de seguir cantando-o, mas se pular uma palavra na canção que aprendeu você será capaz até de substituí-la por outra de igual significado ou que rime com ela.



O que eu quero dizer é que decoramos um “bloco” e fica muito difícil usar uma parte daquilo, porque não o aprendemos realmente.



Quando ensino o alfabeto em inglês evito fazer com quem meus alunos decorem a canção “ABC”, porque quando vão soletrar, a cada letra têm que cantar a música até chegar na letra que têm que dizer. Quem aprende com a prática consegue dizer cada letra sem ter que começar desde o início do alfabeto.



Se, ao invés disso, depois que tiverem aprendido o alfabeto eles aprenderem a música ABC, aprenderão com muito mais facilidade (usando como link o aprendizado anterior) e aprenderão a música de verdade porque já sabem a ordem do alfabeto e o som das letras.



Decorar só é válido para informação que será usada em bloco, sempre da mesma maneira. Informação que contém partes que podem ser úteis em outro contexto deve ser racionalizadas e aprendidas com a prática, esqueça o “decoreba”.



Zailda Coirano
 

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