O comandante de uma caravela promete, como recompensa a três dos seus mais valentes marujos, as moedas (de 200 a 300) contidas num baú. No dia posterior, estas moedas seriam distribuídas em três partes iguais.
Durante a noite, um dos marujos resolve retirar em segredo sua parte. Ao repartir as três moedas, notou que sobrava uma. Temendo que essa moeda fosse causa de uma contenda, joga-a ao mar, tomando para si a sua parte.
Depois disso o segundo marujo tem a mesma idéia. Ao dividir em três as moedas do baú, constata que sobra uma. Joga esta ao mar, crendo assim evitar algum problema, e toma o que julga ser a sua parte.
Pouco tempo depois o terceiro marujo tem a mesma idéia e, desconhecendo a antecipação de seus companheiros, repete a a divisão em três das moedas restantes do baú, no qual sobra uma moeda, que é atirada ao mar; retém consigo a parte que, ao seu entender, lhe era devido...
No dia seguinte, o comandante toma as moedas do baú, faz a partilha e percebe que sobraria uma moeda. Achando que evitaria problemas, fica com a moeda e distribui o restante, igualmente entre os três marujos. Porém nenhum dos marujos reclamou do recebimento porque acharam que já haviam retirado a sua parte.
Quantas eram as moedas no baú?
fonte: http://www.profcardy.com/desafios/aplicativos.php?id=245 (acesso em 16/10/2012)
Nenhum comentário:
Postar um comentário